sábado, 24 de março de 2007

MODA NO SÉCULO XIX


No século XIX, o homem preocupa-se mais com a sua imagem, a sua aparência. Em virtude disso, há uma enorme transformação no campo da moda. Os estilista procuram novas tendências, prestam mais atenção no cotidiano das pessoas e partir daí, vem a criação de novas peças.

Não são somente as classes altas que procuram se adequar na nova era, mas também, as classes menos favorecidas que com o pouco que tem também criam as seus próprios estilos.Então a moda não engloba somente os vestidos luxuosos ou os paletós chiques, mas ainda, o vestidinho simples de uma camponesa ou uma calça e camisa de um camponês.

Agora vamos discutir um pouco sobre algumas principais vestimentas utilizadas pelos homens e pelas mulheres no século XIX:

Nesta imagem, podemos ver em seu chapéu o uso da pluma. O uso generalizado de plumas na moda do final do século XIX criou uma demanda mundial. Em Londres, por exemplo, em 1906 foram vendidos 1150 kg de plumas em leilão. Outros centros de venda eram Paris e Nova York. Muitas espécies foram extintas uma vez que caçadores de plumagem espoliavam as fontes nos Estados Unidos, Myamma (antiga Birmânia), Malásia, Indonésia, China, Austrália e Europa. A Associação Americana de Ornitólogos, que foi fundada em 1883, calculou que 5 milhões de aves eram mortas por ano para fornecer pluma para objetos de moda como LEQUES, chapéus e REGALOS. As plumas mais populares vinham de garça. Eram muito usadas em chapelaria.

Nenhum comentário: